Viaje pela Costa Doce é o novo projeto da agência Way Content com Sebrae/RS

Praias desertas e repletas de conchinhas, lagoas habitadas por pássaros, cachoeiras a pouco quilômetros da cidade e praias de areia completamente branca são algumas das paisagens apresentadas no projeto Viaje pela Costa Doce, criado pela agência Way Content em parceria com o Sebrae/RS.

Finalizado em fevereiro, o projeto contemplou 16 cidades da Costa Doce gaúcha, que está localizada na metade sul do Estado. Arambaré, Arroio Grande, Barra do Ribeiro, Camaquã, Chuí, Guaíba, Jaguarão, Morro Redondo, Pelotas, Piratini, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Tapes e Tavares estavam na lista. 

A jornalista Anelise Zanoni, CEO da agência Way Content, que é especializada em comunicação para a área de turismo, elaborou e comandou a ação. O objetivo foi produzir conteúdo exclusivo sobre cada uma das cidades. 

Para realizar a cobertura, Anelise montou uma equipe com três repórteres: Jéssica Zang, Mariana Blauth e Nicole Fritzen. A equipe viajou um total de 15 dias e percorreu uma média 2 mil quilômetros.

 

“Em plena pandemia precisamos pensar no turismo regional e valorizar mais o que temos no nosso Estado, e por isso este trabalho é tão importante. Junto com o Sebrae/RS mapeamos os melhores lugares para se fazer turismo no Rio Grande do Sul e divulgamos tudo para que as pessoas se organizem e coloquem os destinos gaúchos na lista de desejos de viagem”, explica Anelise.

As experiências reais vividas durante as viagens se transformaram em guias que já estão disponíveis no blog Travelterapia e que futuramente devem migrar para um suplemento digital de distribuição gratuita.

O passeio pelas 16 cidades também foi registrado nas redes sociais e pode ser visto no instagram @travelterapia e @viajepelorsoficial. 

Viagem a 16 municípios gaúchos durante a pandemia

De acordo com Anelise, o principal desafio do projeto foi executá-lo durante um momento delicado da pandemia. A viagem começou em dezembro de 2020, com os municípios de Guaíba e Barra do Ribeiro, e deveria ter terminado no mesmo mês. Porém, devido à bandeira preta instaurada na época em plena região Sul do Estado (e que incluía os municípios da viagem), o projeto foi prorrogado e só foi encerrado em fevereiro de 2021. 

Nas 16 cidades participantes foram conferidas e experimentadas opções de turismo, hotelaria e gastronomia. O objetivo foi conhecer os principais atrativos turísticos dos destinos e depois escrever um guia de viagem completo sobre cada município. 

Alguns lugares surpreenderam as jornalistas, como a cidade de Tavares. Localizado dentro do Parque Nacional da Lagoa do Peixe,  o destino tem paisagens muito parecidas ao nordeste brasileiro. 

Tavares também é banhada pela Lagoa dos Patos e pelo oceano, ou seja: os turistas têm três opções de lugares para conhecer e grande parte das áreas ainda são desertas, cenário ideal durante a pandemia. 

Outro destino que chamou a atenção foi a cidade de Santa Vitória do Palmar. Por lá, a praia do Hermenegildo oferece boa estrutura na alta temporada e distanciamento ao mesmo tempo, além de ter uma praia só de conchas. 

“Com certeza o Rio Grande do Sul é um estado único. Quanto mais viajamos mais encontramos belezas únicas e cenários que a gente nem imagina. Viajar pela  Costa Doce gaúcha é um encantamento sem fim”, afirma Anelise. 

Projeto Viaje pela Costa Doce

Realização: Anelise Zanoni/ CEO Way Content

Patrocínio: Sebrae/RS

Reportagem: Anelise Zanoni, Jéssica Zang, Mariana Blauth e Nicole Fritzen. 

Cidades percorridas

  1. Arambaré – leia o guia da cidade aqui
  2. Arroio Grande
  3. Barra do Ribeiro – leia o guia da cidade aqui
  4. Camaquã – leia o guia da cidade aqui
  5. Chuí – leia o guia da cidade aqui
  6. Guaíba – leia o guia da cidade aqui
  7. Jaguarão
  8. Morro Redondo
  9. Pelotas
  10. Piratini – leia o guia da cidade aqui
  11. Santa Vitória do Palmar – leia o guia da cidade aqui
  12. Rio Grande – leia o guia da cidade aqui
  13. São José do Norte
  14. São Lourenço do Sul – leia o guia da cidade aqui
  15. Tapes – leia o guia da cidade aqui
  16. Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *