Vinícola Don Giovanni mantém foco na agricultura sustentável na vindima 2022

A vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira (RS), promoveu mudanças na vindima de 2022 e os resultados foram interessantes. 

Entre as novidades apontadas durante a vindima 2022, segue o propósito com o foco na sustentabilidade, por meio do manejo biodinâmico, tendo o objetivo de trazer mais vida para o solo e às plantas. 

Ainda não podemos nos considerar uma vinícola biodinâmica. Mas, seguimos trabalhando a prática em 100% da propriedade, não somente na uva. Porém, quando há necessidade, intervimos com o tratamento convencional, especialmente, em virtude das condições climáticas”, explica Ampese.

As principais variedades colhidas na vindima Don Giovanni 2022 foram de uvas Chardonnay e Pinot Noir. Ambas servem como base para os espumantes, representando em torno de 80% da produção. O restante se concentra nas variedades Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon e Ancellotta. 

Hoje, a vinícola Don Giovanni produz 120 mil garrafas por ano. A cada ano, cerca de 30 mil visitantes passam pelo local. O complexo enogastronômico Don Giovanni tornou-se referência para centenas de turistas do Brasil e do exterior. O terroir vem chamando a atenção local e internacionalmente, pela sua expressividade e características únicas conferidas à produção. A qualidade está na essência e no DNA da região, que já provou o seu potencial como produtor de espumantes.

O crescimento do número de turistas na vinícola Don Giovanni se deve também, em virtude da inauguração do restaurante Nature, que abriu, no segundo semestre do ano passado. Localizado dentro da propriedade, o espaço oportuniza uma integração entre a natureza e o cenário exuberante dos vinhedos da vinícola Don Giovanni. Com horários estendidos, permitindo degustar vinhos e espumantes com calma, fora das janelas convencionais de almoço e jantar, algo inovador na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.